Setores Artísticos

A Cia. Mimésis é composta por 11 setores artísticos, sendo cada um deles administrado por um líder. Cada setor é responsável por pelo menos um projeto artístico, que deve ficar em prática até o seguinte. Apesar de serem delimitados 11 setores, eles se comunicam muito bem entre si, muitas vezes tendo seus projetos com propósito de colaborar com outro dos setores.

Alguns exemplos: o Setor de Literatura criar roteiros para o Setor de Teatro e para o Setor de Audiovisual; ou o Setor de Escultura fornecer um projétil para ser pintado pelo Setor de Pintura; o Setor de Arte Digital unir-se com o Setor de Quadrinhos para a criação de designs para as histórias em quadrinho; ou mesmo uma parceria entre o Setor de Teatro e o Setor de Videogame para criar um RPG com os atores.

 Setor de Teatro


O Setor de Teatro é o mais antigo da Cia. Mimésis (isto porque a Mimésis, inicialmente, trabalhava apenas com Artes Cênicas).

Neste setor, trabalha-se o melhoramento do ator, questões que permeiam as esferas profissionais e pessoais dos membros e, obviamente, a montagem de esquetes e espetáculos. Busca-se também aqui o trabalho nos diferentes estilos teatrais, passando pelo naturalismo (o mais usual), mas mantendo o olhar para horizontes mais expansivos.

Setor de Dança


O Setor de Dança surgiu em segundo plano dentro dos trabalhos de Artes Cênicas iniciais da Cia. Mimésis.

Nele, além de abordagens para o melhoramento do movimento, noção de espaço, disciplina e afins; trabalha-se na montagem de performances. Busca-se também o trabalho com diferentes âmbitos da dança, passando por estilos mais conhecidos (como as danças populares e o balé), mas invadindo novos espaços (indo de dança expressionista para onde mais pudermos alcançar).
 

Setor de Música

O Setor de Música consiste em um amontoado de possibilidades envolvendo aparatos sonoros. desde o aperfeiçoamento de técnica vocal, a aprendizagem sobre instrumentos musicais até a criação de músicas autorais da companhia e apresentações ao público.

Setor de Pintura


O Setor de Pintura abrange a arte plástica na extensão para o desenho também. Busca-se nele a expressão de sentimentos através da impressão visual, criando de rabiscos a quadros completos. É possível assim fazer exposições de obras feitas pelos membros da Cia. Mimésis, variando de todas as formas que a criatividade permitir.

Setor de Quadrinhos


O Setor de Quadrinhos traz uma ideia não muito usual na região, mas que é uma das formas artísticas mais atrativas para expressar a arte com um viés mais crítico e, ao mesmo tempo, descontraído. O setor visa possibilidades de exposições virtuais, em revistas e mesmo exposições urbanas.

Setor de Arte Digital

O Setor de Arte Digital trabalha com projetos artísticos que envolvem única e exclusivamente a arte virtual. Isso abre um leque de possibilidades, desde trabalhos com a criação de uma coleção de artes em prol de alguma temática até mesmo trabalhos envolvendo podcasts. Este setor costuma trabalhar também atrelado ao Setor de Marketing da Cia. Mimésis.

Setor de Fotografia

O Setor de Fotografia trabalha com a captação de ângulos e cenários, explorando a diversidade da criação artística fotográfica. Pode-se fazer exposições físicas ou virtuais, além do setor também trabalhar atrelado ao Setor de Marketing da Cia. Mimésis.

Setor de Audiovisual

O Setor de Audiovisual visa trabalhar com a produção cinematográfica. Apesar de ser uma arte que, profissionalmente, é cara; o setor busca estudar sobre técnicas de gravação de imagem e áudio e se aprimorar para criar novas produções. Aqui também encontra-se muitas possibilidades de trabalhos, dentre curta-metragens, longa-metragens, clipes musicais... além de trabalhar atrelado ao Setor de Marketing.

Setor de Jogos

O Setor de Videogame trabalha na criação de jogos (não necessariamente em vídeo, apesar do nome) e na execução e utilização destes para desenvolver habilidades pessoais. Jogos são uma forma inegavelmente atrativa para passar mensagens, e, não se limitando aos jogos em vídeo, encontramos possibilidades ainda mais abrangentes (como RPGs, por exemplo).

Setor de Artesanato

O Setor de Escultura trabalha muito bem a questão da função motora do corpo, bem como a noção dimensional e a criatividade. Visa-se aqui a criação de esculturas para exibição pública, bem como a construção de material para o acervo da Cia. Mimésis.

Setor de Literatura

O Setor de Literatura incentiva a imaginação e mais um tipo distinto de expressão emocional. Busca-se aqui a criação de roteiros, poemas, textos, narrativas... sendo ampla a forma como se pode levar isso ao público (exposições urbanas, declamações, publicações em meios virtuais e até publicação de livros).



Cia. Mimésis de Todas as Artes

Comentários