Água de Filé - Uma cultura, uma renda, uma arte.

 O PROJETO ÁGUA DE FILÉ APRESENTA A ARTE JAGUARIBANA, RECONHECIDA NÃO SOMENTE NA REGÃO, MAS EM TODO O PAÍS, SENDO UTILIZADA POR JAGUARIBANAS EM NOSSAS PRÓPRIAS ÁGUAS, NO RIO JAGUARIBE.

      A renda filé é uma arte, uma prática artesanal desenvolvida por esposas de pescadores que observavam os maridos darem pontos em redes de pesca. Inicialmente o filé era destinado à confecção de toalhas de mesa nas cores branca e bege. Cada artesã tem seu próprio método de desenvolvimento, seu estilo, passado de geração em geração. Esta arte consiste em criar e organizar padrões e formas em uma tela, utilizando linha e agulha, de forma harmoniosa e precisa. É uma atividade, terapêutica como contam as rendeiras, e que requer demasiada calma para a confecção. Hodiernamente, o filé aderiu novos horizontes, como a confecção de roupas e outras diversas peças, adquirindo diversas cores e padrões, amplamente apreciado por pessoas para além do Nordeste brasileiro e até mesmo para estrangeiros.

     Esta prática artesanal tornou-se fonte de renda para diversas pessoas, de modo a impactar positivamente na vida de suas artistas praticantes.

       Confira um ensaio fotográfico elaborado por Sandra Souza, com a participação das modelos Ana Cristina, Gabriela Marques e Maria Lyanna, filhas da artesã responsável pelo trabalho em um dos braços do rio. Trata-se de um momento simbólico onde as filhas da arte e das águas da nossa terra se apropriarão dessa herança valorizando-as em nosso próprio território.

 







Publicado por Eduardo Rodrigues.

Comentários