Enquete: Qual a Tua Relação Com a Arte?


Foi perguntado aos artistas da Cia. Mimésis sobre suas relações a respeito da arte. Considerando que cada artista tem um histórico próprio de desenvolvimento na própria criação e que a Mimésis é composta por artista de diversas áreas, em distintas formas de expressão, é possível compreender a magnitude de tal pergunta. Confira abaixo as respostas:

João Pedro Pinheiro
A arte é mais que uma diversão, é o meio pelo qual aprendo e ensino várias coisas. É por ela que denuncio algumas mazelas de forma poética, é nela que busco ajudar as pessoas. Então chego a conclusão que a arte é parte do meu ser.

Vitor Manoel
A arte sempre esteve em mim. Acredito que antes de ser eu mesmo, eu já era a arte. Dos rabiscos na parede com o giz de cera até quadros em telas. De inventar uma história de faz de conta para brincar, até escrever roteiros. Música, poesia, teatro e desenho estão escritos no meu DNA, assim como na minha alma. A vida é um palco, sou um artista.

Sandra Souza
Minha relação com a arte não é fácil de ser descrita, todavia não é difícil de entender... Muitas vezes ela é minha principal forma de expressão - posso conversar através de versos tão fluentemente, tanto quanto por frases comuns. O mesmo acontece com meus desenhos ou as musicas! Afinal, quem nunca usou uma canção para descrever o que estava a sentir? E o que dizer das expressões corporais se não o quão são essenciais? - assim como por vezes já foi meu refúgio para muitas situações... Minha relação com a arte não é fácil de descrever... Talvez por estar sempre em mudança. Mas também há arte na mudança, não é mesmo? Há arte na mudança: a arte da mudança. E assim como eu estou sempre em mudança, há arte onde quer que eu vá, para onde quer que eu olhe, no que quer que eu faça, em tudo o que eu sinto. Então acho que minha melhor forma de explicar minha relação com a arte é falando da sensação de pertencimento. Arte é casa. E ela vive em mim, ou seja onde quer que vá.

Guilherme Nilton
Minha relação com a arte pode ser resumida em reciprocidade: eu levo parte de mim para tudo que eu faço, e de tudo que eu faço, consigo melhorar uma parte de mim.

Vito Neto
Não sei muito bem explicar. É algo que faz parte da minha vida desde pequeno, quando eu comecei a desenhar e fazer meus quadrinhos e fui melhorando com meus desenhos, me arrepiando e emocionando com filmes e desenhos. E há algum tempo me tornando ator, é algo que sempre fez e sempre vai fazer parte da minha vida.

Martim Gustavo
A minha relação com a arte vem desde quando eu era criança. Fico impressionado com a capacidade que os seres humanos têm de nos tocar, sem que seja fisicamente. Tenho uma certa fascinação por movimentos do corpo, gosto muito de danças, a capoeira me ligou muito com a arte. Tem uma relação com a música também, gosto muito de músicas que envolvem críticas. Mas acredito que minha maior relação com a arte é a fascinação que eu tenho por ela.

Amanda Fernandes
A arte me traz o meu melhor lado. É aquilo pelo qual tenho verdadeira paixão. E como já dizia Friedrich Nitsche:"a arte torna a vida suportável", e é exatamente isso: a arte nos impulsiona e nos traz reflexões sobre o mundo a nossa volta, sobre quem somos, sobre o que queremos ser. Ela nos transforma (pelo menos, eu sei que à  mim, sim!).

Jullya Gurgel
Sou amante, sou filha e sou parte dela. Está presente em tudo na minha vida. A arte é a maneira mais abstrata e pura de ver o mundo. Não sou nada sem ela.

Helena Morais
sem nenhuma brincadeira, a arte me salvou. Consegui descobrir parte de quem sou por causa dela.

Jonas Fortuni
Antes da arte, eu era um pedaço de autodestruição. Cheio de sentimentos confusos e retidos em mim. Mas a arte me proporcionou mais que apenas expressar todo esse afeto conturbado. Ela me fez aprender a se conectar comigo mesmo, a me entender melhor e a expandir minha perspectiva diante do universo de tal forma que, talvez possa dizer, jamais fui o mesmo desde esse magnífico encontro. Hoje em dia, o maior motivo para continuar vivo é a escrita, a atuação e a música. Claro, espero poder namorar profundamente outras artes como namoro estas três, mas nenhuma relação artística foi tão poderosa do que entre a escrita e eu. Posso afirmar sem dúvidas que, se me tirarem a escrita, tirar-me-ão a vida.

Veríssimo
É uma relação de salvação. Devo a ela as características e qualidades que tenho hoje pela mudança que a arte me trouxe. Me vejo uma pessoa capaz e potente, tenho controle de minhas ações e sonho muito que um dia, nem que seja por um dia, as pessoas possam sentir esse sentimento de fidelidade que tenho sobre a arte. É quase como religião, mas não machuco ninguém, não excluo nenhum grupo, não semeio discórdia, não faço chantagem com salvação nem exijo dinheiro para tal. Apenas mostro o que me salvou e mostro uma oportunidade de salvar mais gente como a gente, mais humanos.

Janny Kelly
A arte sempre foi uma "válvula de escape", o lugar onde e me sentia segura, o lugar onde eu poderia ser quem eu quisesse, inclusive eu mesma. Mas acima de tudo, a arte sempre foi o meu lugar, meu ponto de paz, meu ponto de equilíbrio. A arte é um dos meus motivos de força. Através dela muitas vezes consegui me reerguer e é com ela que vou seguir.

Felipe Ferreira
Tem sido, durante muito tempo, um contexto de admiração. Eu nunca participei diretamente de nada artístico, mas eu sempre gostei de escutar músicas que tocavam em tudo que eu fazia, nos jogos, nas séries, nos filmes… sempre me chamou muita atenção e isso me fez se tornar um músico com o passar do tempo. Hoje em dia eu sou capaz de tocar até dois instrumentos. E atualmente eu venho percebendo que jogos também são arte e estou tentando cada vez mais me tornar alguém capaz de fazer arte por meio de jogos, por meio de programação, ou até mesmo por meio da interpretação (usando RPG de mesa). Eu acho que essa é a minha relação com a arte atualmente.

Gabriella Uchôa
Eu acho que eu vivo arte, a todo instante. Tudo que faço, falo e penso tem a ver com arte. Trabalho com ela, uso ela pra me distrair e eu não seria nada sem ela.

Carlos Ryan
Na arte eu encontro um espaço de expressão. Que diz respeito, desde o ato de escrever palavras que estão entaladas, ao contar de histórias que ainda me deixam confuso ou com um nó na barriga; ao deliberar de emoções, que em primeiro momento são minhas, em vidas as quais não me pertencem. pode-se dizer, então, que ser artista, para mim, relaciona-se com um poderoso processo de catarse. A qual, de quebra, também me proporciona um cenário muito propício para autoconhecimento; para encontrar beleza no que vivo, e me afetar pelo mundo, de maneira constante, no intuito de criar.

Layne Silveira
A arte sempre esteve presente, fosse nas músicas que ouvia fosse nas coreografias que inventava para elas. Mas a presença dela constante na minha vida começou aos 11 anos quando comecei a ter aulas de ballet e depois veio o sapateado, a dança contemporânea e a moderna, e depois, aos 16, o teatro. Desde então ela faz parte de todos os meus dias. Ela me tornou uma pessoa comunicável, eu que sempre fui tímida, me deu um espaço onde eu posso me expressar; trouxe a disciplina e a noção de que nada vêm sem esforço, mesmo aquilo a que chamam "dom"; trouxe também o exercício da criatividade.

Rayrison Vinícius
Eu sempre gostei de acompanhar (principalmente música, dança e o teatro auto), mas nunca me imaginei participando, principalmente por causa da minha timidez. Então, eu posso dizer que meu envolvimento com a arte e principalmente com a Mimésis contribuiu bastante para eu aprender a lidar e interagir com outras pessoas sem me sentir desconfortável ou travar, o que obviamente me ajudou não só como artista, mas também como pessoa.

Deyvidson Lima
minha relação com a arte começou em 2012 com a música, foi ali onde começou a surgir em mim esse amor. De lá para cá, principalmente com o meu ingresso no teatro, a arte passou a ser minha alma. É o filtro que uso para enxergar o mundo. Talvez, hoje, sem ela eu seja só mais um corpo no mundo, com ela eu sou alguém.



Publicado Por: Jonas Fortuni

Comentários